quinta-feira, 1 de novembro de 2012


Pesquisadores transformam folha de papel em tela interativa.

São Paulo - E se os rabiscos de uma folha de papel pudessem ser digitalizados automaticamente? Parece impossível, mas um grupo da Universidade de Tóquio conseguiu transformar uma folha em uma tela interativa, capaz de ser alterada por outras pessoas em tempo real, usando apenas um sistema de luz, lasers e tintas especiais. O aparelho permite apagar, copiar e imprimir desenhos feitos à mão.
Dispositivo permite alterar digitalmente uma folha de papel
"Esta é uma tecnologia que realmente transforma a supertíficie comum em uma tela. Até agora, tem sido possível projetar coisas ou usar uma caneta digital para importar dados para o PC”, diz a cientista Tomoko Hashida em entrevista à DigInfo TV. “Mas o primeiro método usa a luz, de modo que os resultados só podem ser visto no escuro. Já o segundo, mesmo podendo importar coisas, você não pode acessá-las do computador ao papel."
O sistema funciona da seguinte maneira: a tinta termossensível colocada no experimento desaparece quando aquecida pelo laser. Para que a figura seja impressa, a luz ultravioleta reage com o revestimento fotocrômico da folha, mudando-a de cor e refazendo as imagens.
A intenção é que, no futuro, a tecnologia ajude artistas designers a compartilharem facilmente seus projetos. "A ideia é fazer computação no papel. Gostaríamos de permitir que várias pessoas criem um documento, como com o Google Docs, usando papel de verdade, mesmo que estejam longe uma das outras”, explicou a cientista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário